Braga, norte de Portugal

Braga, Portugal
Braga, cidade conhecida como a Roma portuguesa

Braga é umas das cidades mais antigas da Europa e um dos principais centros religiosos de Portugal. Esta cidade minhota está situada a uma distância aproximada de 50 kms do Aeroporto Internacional do Porto e a cerca de 100 kms do Aeroporto de Vigo. Braga é conhecida de várias formas: a cidade dos arcebispos, a cidade da juventude e a Roma portuguesa (existem 49 igrejas e capelas em Braga).

Braga proporciona paisagens naturais diversificadas e de uma grande beleza devido à sua localização geográfica: rio Cávado a Norte, serra dos Picos a Sul (com 566 metros de altitude), a serra dos Carvalhos a Nascente (com 479 metros de altitude) e as cidades Famalicão e Barcelos situadas a Poente.

O centro histórico de Braga é fechado à circulação automóvel. Esta situação permite a quem visita esta cidade, passear a pé ou de bicicleta em segurança e, assim apreciar as fachadas das ruas antigas e elegantes. Braga tem um comércio local rico e dinâmico com pequenas lojas que vendem desde produtos religiosos, a doces típicos da cidade e da região, a vestuário ou calçado. É no centro histórico de Braga que está situado o café A Brasileira, um dos ex-libris da cidade. Nesta cidade minhota há a destacar os seguintes locais:

Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga
Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga - Portugal
  1. Bom Jesus do Monte
  2. Domus (casa em latim) Escola Velha da Sé
  3. Palácio do Arco: Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga
  4. Torre de Menagem
  5. Museu do Traje dr Gonçalo Sampaio
  6. Capela de São Frutuoso
  7. Núcleo Museológico de São Martinho de Dume
  8. Termas Romanas do Alto da Cividade
  9. Fonte do Ídolo
  10. Museu da Imagem
  11. Museu Pio XII
  12. Mosteiro de São Martinho de Tibães
  13. Museu de Arqueologia D Diogo de Sousa
  14. Sé de Braga
  15. Museu dos Biscainhos
  16. Tesouro Museu da Sé Catedral
  17. Estádio Municipal de Braga
  18. Parque de lazer de Guisande e Oliveira de São Pedro
  19. Santa Marta das Cortiças
  20. Parque do Barral
  21. Parque de merendas do Sameiro
  22. Parque de merendas de Adaúfe
  23. Parque da Rodovia
  24. Parque da Ponte
  25. Monte de São Gregório
  26. Monte de São Filipe
  27. Parque da Mamôa
  28. Parque de Santa Leocádia
  29. Miradouro de Nossa Senhora de Fátima
  30. Miradouro de Santa Marta das Cortiças
  31. Monte do Sameiro
  32. Monte Picoto
  33. Torre de Santiago
  34. Miradouro da capela de Nossa Senhora de Guadalupe
  35. Torrefação bracarense
  36. Queijadaria central
  37. Mercado de São João
  38. Livraria Minho
  39. Livraria Cruz
  40. Casa do Passadiço
  41. Café A Brasileira
  42. Universidade

Braga tem uma grande quantidade de festas, feiras e romarias. Entre elas há a destacar:

  • Solenidades da Semana Santa
  • Romaria a São Vicente
  • Festival Internacional de Folclore
  • Braga Romana: Reviver Bracara Augusta
  • São João
  • Fim de semana gastronómico
  • Vinho verde Fest
  • Gastronomia Viva
  • Feira de artesanato

Braga tem uma forte ligação ao desporto. Esta ligação está fundamentada na elaboração da “Carta Desportiva de Braga”. Este documento foi feito com o objetivo de caraterizar as atividades desportivas e os equipamentos para a prática do desporto mais adequados à população. Esta aposta no desporto é visível em projetos como o Boccia Sénior, o BragActiva ou o MEXE-TE Braga; e em equipamentos como o Centro Municipal de Marcha e Corrida de Braga, as Escolas de Natação ou o Estádio Municipal de Braga.

O artesanato de Braga, nomeadamente a arte sacra, os cordoformes (instrumentos de cordas, nomeadamente os cavaquinhos e as violas braguesas), a azulejaria e a talha dourada têm um lugar de destaque na tradição da cidade e são uma importante atração turística. A promoção do artesanato bracarense é visível na criação de pequenos negócios como os de produção de sabonetes, compotas, licores, bijuterias, bonecas pintadas com trajes regionais e lojas de produtos religiosos.

Braga tem uma economia e um meio empresarial dinâmico em constante desenvolvimento e inovação. Esta inovação está refletida na existência de um meio académico de topo europeu, na criação e crescimento do International Nanotechnology Laboratory, único no mundo dedicado às nanotecnologias, e num hub de inovação, o Startup Braga. Braga é considerada a Silicon Valley nacional devido à grande quantidade de empresas de software que ali existem, nomeadamente a Primavera Software (empresa portuguesa líder na produção de software em Portugal), a Mobicomp (empresa portuguesa líder em soluções de negócios relacionados com as tecnologias de computação e comunicações móveis) ou a Edigma (empresa portuguesa líder na gestão de projetos digitais e interatividade). Esta cidade minhota também aposta em projetos de apoio ao empreendedorismo, nomeadamente a Via Verde Empresa, o Regime de Exceção de Empreendimentos Estratégicos ou a Regeneração Industrial.

Braga proporciona a quem a visita uma gastronomia rica e variada. A gastronomia bracarense inclui especialidades como o bacalhau à Braga ou à Narcisa, as papas de sarrabulho, os rojões à Minhota, o cabrito assado à moda de Braga, a vitela assada, o arroz de pato à moda de Braga, o bacalhau à moda do Minho, as frigideiras, o caldo verde com broa de milho, o pudim Abade de Priscos, os fidalguinhos, as pederneiras, as paciências, os suplícos, as cavacas de Morreira, as fatias doces de Braga, as broinhas de Santo António, os sameirinhos, os charutos de chila, os mexidos, as viúvas de Braga, as rabanadas e aletria.

Braga inclui a região vinícola do rio Cávado. A região de Braga inclui castas como:

  • Alvarinho
  • Mourisco de Braga ou Mourisco da Semente

Factos rápidos sobre Braga

  • População da cidade: 110 mil habitantes
  • População do concelho: 200 mil habitantes
  • Distrito: Braga
  • Freguesias: 37
  • Feriado Municipal: 24 de Junho
  • Praias fluviais: 4 (praia fluvial de Navarra, praia fluvial de Cavadinho em Crespos, praia fluvial de Adaúfe, praia fluvial de Merelim São Paio e área de lazer da Ponte do Bico)
  • Roteiros: roteiro juvenil de Braga, roteiro de Bracara Augusta, roteiro medieval de Braga, roteiro do Barroco de Braga, o Caminho Português de Santiago de Compostela
  • Empresas: 19 mil
  • Hóteis: 31
  • Empreendimentos de turismo rural: 4
  • Hostels e Guest Houses: 10
  • Alojamento Local: 19
  • Parques de Campismo: 1

menu