Sintra :. Portugal

centro da vila de Sintra
vista aérea do centro da vila de Sintra

Sintra é uma pequena cidade charmosa cheia de história situada a cerca de 30 kms de Lisboa. Devido ao clima moderado e localização geográfica, Sintra foi no século XV o local escolhido pela Família Real portuguesa para construir a sua residência de verão. Conhecido como o Palácio Nacional de Sintra, é hoje em dia um dos marcos importantes de Portugal, uma das principais atrações turísticas da cidade de Sintra. A cerca de 530 metros acima do nível do mar está situado o Palácio da Pena, outro marco importante no patrimônio de Portugal, é o resultado de uma criação do génio D Fernando II. O Palácio da Pena inclui um parque e uma floresta com mais quinhentas espécies de árvores oriundas de todo o mundo. A 3 kms do Palácio da Pena, está o edifício mais antigo de Sintra, o Castelo dos Mouros. O Castelo dos Mouros, com mais de mil anos, é famoso pelas vistas fantásticas que proporciona a quem visita. É mesmo possível ver paisagens a vários kms de distância, e em dias de céu limpo podemos avistar o Oceano Atlântico com facilidade. Em 1147 D Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal conquistou este castelo e ordenou a construção da primeira capela cristã da região de Lisboa.

Sintra é, desde o século XIX, um local de inspiração para artistas, nomeadamente Alfredo Keil, Richard Strauss, Eça de Queirós, Ramalho Ortigão, Lord Byron, Christian Andersen. Esta cidade portuguesa é a capital do movimento artístico, filosófico e político europeu do Romantismo, aspecto determinante para receber a distinção de Património Mundial da UNESCO em 1995. Em Sintra vale a pena visitar:

castelo dos mouros em Sintra
O Castelo dos Mouros é um castelo medieval na colina em Sintra, Portugal
Palácio de Monserrat em Sintra,Portugal
Palácio de Monserrate em Sintra, Portugal
Palácio na Quinta da Regaleira em Sintra
Palácio da Quinta da Regaleira em Sintra, Portugal
Vila Velha de Sintra, centro histórico
Turistas nas ruas da Vila Velha de Sintra, centro histórico
  1. Palácio Nacional de Sintra
  2. Parque da Pena
  3. Palácio Nacional da Pena
  4. Castelo dos Mouros
  5. Parque de Monserrate
  6. Palácio de Monserrate
  7. Quinta da Regaleira
  8. Centro Histórico ou Vila Velha de Sintra
  9. Parque da Liberdade
  10. Convento dos Capuchos
  11. Parque das Merendas
  12. Chalet da Condessa D`Edla
  13. Santuário da Peninha
  14. Centro Olga Cadaval
  15. Casa da Cultura Lívio de Morais
  16. Museu das Artes de Sintra
  17. Museu Ferreira de Castro
  18. Museu de História Natural de Sintra
  19. News Museum
  20. Miradouro do Adro da Igreja de São Martinho
  21. Miradouro da Correnteza
  22. Miradouro da Ferraria
  23. Centro Interativo Sintra Mitos e Lendas
  24. Centro de Ciência Viva de Sintra

Sintra, apesar de ser uma localidade marcada pela História, tem projetos importantes na área do desporto, nomeadamente Sintra a Correr, a Gala dos Campeões de Sintra que presta homenagem aos atletas e equipas do concelho, e o projeto EscolAventura destinado aos alunos do ensino básico e secundário. Sintra disponibiliza equipamentos desportivos de qualidade situados na cidade e nas freguesias existentes no concelho, disponíveis à aplicação prática destes projetos desportivos.

cartão postal da vila de Azenhas do Mar, em Sintra
cartão postal da vila de Azenhas do Mar, em Sintra

O turismo tem um destaque na economia do concelho de Sintra. Devido a esta importância foram criados vários projetos focados na promoção de alojamento local, nomeadamente o SintraInn, que consiste em um website promovido pela Câmara Municipal de Sintra em parceria com dezenas de pequenos promotores do concelho e com o apoio da Associação de Turismo de Lisboa e do Turismo de Portugal. Este projeto digital permite agregar uma vasta oferta de alojamento turístico disponível para alugar a quem pretende visitar e ficar em Sintra. Devido à situação geográfica de proximidade à costa litoral, os habitantes de Sintra vivem com uma forte ligação ao mar. Esta ligação está refletida tradição da pesca, em especial a recolha de mariscos, notável pela existências de pequenas aldeias litorais tipicas de pescadores, nomeadamente a Azenhas do Mar, e Praia das Maçãs, e pela prática de vários desportos náuticos, nomeadamente o surf. Este desporto constitui uma verdadeira indústria no concelho, sendo de destacar a existência de várias escolas de surf, e duas praias de excelência para a prática desta modalidade: a Praia Grande (local onde já se realizaram muitos campeonatos do mundo de surf e de bodyboard devido à existência de ondas grandes e rápidas) e a Ericeira (localidade com cerca de 8 kms de areal e com ondas perfeitas para a prática do surf e do bodyboard). Devido à implementação de estâncias balneares, as pequenas localidades litorais do concelho de Sintra iniciaram um forte crescimento turístico no principio do século XX.

Sintra oferece dois tipos de meios transporte únicos: as charretes puxadas por cavalos e o comboio elétrico, dois ex-libris da cidade e que permitem viajar no tempo. As charretes a cavalo oferecem vários roteiros, sempre a partir de Centro Histórico: num dos percursos é possível ver a Volta do Duche, o Palácio da Câmara Municipal de Sintra, a estação de comboios, o Largo de Morais e algumas quintas; outro caminho possível pode ser um passeio pela Vila Velha, uma viagem até à Quinta da Regaleira, a Seteais, a Monserrate ou subir a Serra de Sintra até ao Palácio da Pena. Outra opção é a possibilidade de apreciar o percurso desde a cidade de Sintra até à Praia das Maçãs num comboio elétrico, que circula por aproximadamente 45 minutos numa ferrovia de 12 kilometros criada em 1904. Neste passeio com um custo aproximado a 3€ por pessoa é possível contemplar a natureza verdejante e avistar ao longo do percurso vários monumentos e casas tradicionais desde Sintra até ao litoral.

comboio elétrico de Sintra
Comboio elétrico decorado para a inauguração da linha Sintra - Praia das Maçãs em 1904

As feiras de Sintra têm um papel de relevo na dinamização da economia e na atração de turistas à cidade e ao concelho. Entre elas, há a destacar:

  • Festa do Divino Espírito Santo: realiza-se sete semanas após a Páscoa
  • Feira de São Pedro de Penaferrim: realiza-se no 2º e 4º domingos de cada mês
  • Festas em honra de São Mamede: realiza-se em Agosto
  • Festas de Nossa Senhora da Praia: realiza-se no 1º Domingo de Setembro na Praia das Maçãs
  • Festas em honra de Nossa Senhora da Graça: realiza-se no 1º Domingo de Outubro
  • Círio de Santa Rita de Cássia: peregrinação que se realiza no mês de Junho entre o Banzão e o Santuário da Peninha em Colares
  • Feira de São Pedro: realiza-se no 2º e 4º Domingo de cada mês e remonta aos tempos de ocupação cristã
  • Mercado Brocante: 1º e 3º Sábado de cada mês

O artesanato em Sintra é uma atividade muito antiga e variada. Desta atividade há a destacar as oficinas de barro em Santa Susana e em Almoçageme, as oficinas de corda e de cantaria em Montelavar e Pero Pinheiro. Todas estas oficinas trabalham com métodos artesanais seculares.

Gastronomia típica em Sintra

Sintra tem uma gastronomia muito rica e variada. Dos pratos de carne há a destacar o Leitão de Negrais, a Carne de Porco às Mercês, o Cabrito e a Vitela Assada. Dos pratos de peixe há a destacar a Caldeirada de abrótea e caboz, as Migas à pescador, a Escaldada de lapas, os Mexilhões na chapa, os Mexilhões de cebolada e a Açorda de bacalhau. A rica doçaria de Sintra é conhecida pelos doces tradicionais, exemplos: os Fofos de Belas, as Queijadas de Sintra (fábricas Piriquita, Sapa, Gregório, Preto), os Travesseiros de Sintra, as Nozes de Galamares e as Queijadas de Colares. A acompanhar qualquer refeição em Sintra existe a possibilidade de escolher entre vários vinhos, nomeadamente: o vinho de Colares da casta Ramisco, o Arenae Branco, o Arenae Tinto, o Chão Rijo Branco, o Chão Rijo Tinto, o Saloio Branco e o Saloio Tinto, todos oriundos da Região demarcada de Colares e produzidos nas seguintes adegas: Adega Beira-Mar das Azenhas do Mar, a Adega Regional de Colares, a Adega Viúva Gomes em Almoçageme, o Casal Santa Maria na Serra Sintra e as Caves Visconde de Salreu.

Locais a visitar perto de Sintra

  • Palácio Nacional de Queluz
  • Colares
  • Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
  • Parque Natural de Sintra-Cascais
  • Cabo da Roca
  • Cabo Raso
  • Praia da Ursa
  • Praia da Vigia
  • Praia de São Julião
  • Praia da Adraga
  • Azenhas do Mar
  • Praia das Maçãs
  • Praia Grande
  • Ericeira
  • Praia do Magoito
  • Praia Pequena
  • Serra de Sintra
  • Serra de Colares
  • Miradouro da Vigia na Serra de Sintra

Factos rápidos de Sintra

  • População do concelho: cerca de 378 mil habitantes
  • População da cidade: cerca de 35 mil habitantes
  • Área: 319.23 km2
  • Campos de Golf: 4 (Pestana Beloura Golf; Belas Clube de Campo; Lisbon Sports Club; Penha Longa)
  • Postos de Turismo: 3
  • Freguesias: 11
  • Distrito: Lisboa
  • Antiga província: Estremadura
  • Feriado municipal: 29 de Junho

menu