Braga, norte de Portugal
Braga é umas das cidades mais antigas da Europa e um dos principais centros religiosos de Portugal. Esta cidade minhota está situada a uma distância aproximada de 50 kms do Aeroporto Internacional do Porto e a cerca de 100 kms do Aeroporto de Vigo. Braga é conhecida de várias formas: a cidade dos arcebispos, a cidade da juventude e a Roma portuguesa (existem 49 igrejas e capelas em Braga).
Braga proporciona paisagens naturais diversificadas e de uma grande beleza devido à sua localização geográfica: rio Cávado a Norte, serra dos Picos a Sul (com 566 metros de altitude), a serra dos Carvalhos a Nascente (com 479 metros de altitude) e as cidades Famalicão e Barcelos situadas a Poente.
O centro histórico de Braga é fechado à circulação automóvel. Esta situação permite a quem visita esta cidade, passear a pé ou de bicicleta em segurança e, assim apreciar as fachadas das ruas antigas e elegantes. Braga tem um comércio local rico e dinâmico com pequenas lojas que vendem desde produtos religiosos, a doces típicos da cidade e da região, a vestuário ou calçado. É no centro histórico de Braga que está situado o café A Brasileira, um dos ex-libris da cidade. Nesta cidade minhota há a destacar os seguintes locais:
- Bom Jesus do Monte
- Domus (casa em latim) Escola Velha da Sé
- Palácio do Arco: Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga
- Torre de Menagem
- Museu do Traje dr Gonçalo Sampaio
- Capela de São Frutuoso
- Núcleo Museológico de São Martinho de Dume
- Termas Romanas do Alto da Cividade
- Fonte do Ídolo
- Museu da Imagem
- Museu Pio XII
- Mosteiro de São Martinho de Tibães
- Museu de Arqueologia D Diogo de Sousa
- Sé de Braga
- Museu dos Biscainhos
- Tesouro Museu da Sé Catedral
- Estádio Municipal de Braga
- Parque de lazer de Guisande e Oliveira de São Pedro
- Santa Marta das Cortiças
- Parque do Barral
- Parque de merendas do Sameiro
- Parque de merendas de Adaúfe
- Parque da Rodovia
- Parque da Ponte
- Monte de São Gregório
- Monte de São Filipe
- Parque da Mamôa
- Parque de Santa Leocádia
- Miradouro de Nossa Senhora de Fátima
- Miradouro de Santa Marta das Cortiças
- Monte do Sameiro
- Monte Picoto
- Torre de Santiago
- Miradouro da capela de Nossa Senhora de Guadalupe
- Torrefação bracarense
- Queijadaria central
- Mercado de São João
- Livraria Minho
- Livraria Cruz
- Casa do Passadiço
- Café A Brasileira
- Universidade
Braga tem uma grande quantidade de festas, feiras e romarias. Entre elas há a destacar:
- Solenidades da Semana Santa
- Romaria a São Vicente
- Festival Internacional de Folclore
- Braga Romana: Reviver Bracara Augusta
- São João
- Fim de semana gastronómico
- Vinho verde Fest
- Gastronomia Viva
- Feira de artesanato
Braga tem uma forte ligação ao desporto. Esta ligação está fundamentada na elaboração da “Carta Desportiva de Braga”. Este documento foi feito com o objetivo de caraterizar as atividades desportivas e os equipamentos para a prática do desporto mais adequados à população. Esta aposta no desporto é visível em projetos como o Boccia Sénior, o BragActiva ou o MEXE-TE Braga; e em equipamentos como o Centro Municipal de Marcha e Corrida de Braga, as Escolas de Natação ou o Estádio Municipal de Braga.
O artesanato de Braga, nomeadamente a arte sacra, os cordoformes (instrumentos de cordas, nomeadamente os cavaquinhos e as violas braguesas), a azulejaria e a talha dourada têm um lugar de destaque na tradição da cidade e são uma importante atração turística. A promoção do artesanato bracarense é visível na criação de pequenos negócios como os de produção de sabonetes, compotas, licores, bijuterias, bonecas pintadas com trajes regionais e lojas de produtos religiosos.
Braga tem uma economia e um meio empresarial dinâmico em constante desenvolvimento e inovação. Esta inovação está refletida na existência de um meio académico de topo europeu, na criação e crescimento do International Nanotechnology Laboratory, único no mundo dedicado às nanotecnologias, e num hub de inovação, o Startup Braga. Braga é considerada a Silicon Valley nacional devido à grande quantidade de empresas de software que ali existem, nomeadamente a Primavera Software (empresa portuguesa líder na produção de software em Portugal), a Mobicomp (empresa portuguesa líder em soluções de negócios relacionados com as tecnologias de computação e comunicações móveis) ou a Edigma (empresa portuguesa líder na gestão de projetos digitais e interatividade). Esta cidade minhota também aposta em projetos de apoio ao empreendedorismo, nomeadamente a Via Verde Empresa, o Regime de Exceção de Empreendimentos Estratégicos ou a Regeneração Industrial.
Braga proporciona a quem a visita uma gastronomia rica e variada. A gastronomia bracarense inclui especialidades como o bacalhau à Braga ou à Narcisa, as papas de sarrabulho, os rojões à Minhota, o cabrito assado à moda de Braga, a vitela assada, o arroz de pato à moda de Braga, o bacalhau à moda do Minho, as frigideiras, o caldo verde com broa de milho, o pudim Abade de Priscos, os fidalguinhos, as pederneiras, as paciências, os suplícos, as cavacas de Morreira, as fatias doces de Braga, as broinhas de Santo António, os sameirinhos, os charutos de chila, os mexidos, as viúvas de Braga, as rabanadas e aletria.
Braga inclui a região vinícola do rio Cávado. A região de Braga inclui castas como:
- Alvarinho
- Mourisco de Braga ou Mourisco da Semente
Factos rápidos sobre Braga
- População da cidade: 110 mil habitantes
- População do concelho: 200 mil habitantes
- Distrito: Braga
- Freguesias: 37
- Feriado Municipal: 24 de Junho
- Praias fluviais: 4 (praia fluvial de Navarra, praia fluvial de Cavadinho em Crespos, praia fluvial de Adaúfe, praia fluvial de Merelim São Paio e área de lazer da Ponte do Bico)
- Roteiros: roteiro juvenil de Braga, roteiro de Bracara Augusta, roteiro medieval de Braga, roteiro do Barroco de Braga, o Caminho Português de Santiago de Compostela
- Empresas: 19 mil
- Hóteis: 31
- Empreendimentos de turismo rural: 4
- Hostels e Guest Houses: 10
- Alojamento Local: 19
- Parques de Campismo: 1